A Fungipharm é uma empresa familiar fundada em 2019 com o propósito de promover a saúde através da fungicultura. Seus fundadores são os donos da Altavilla Cogumelos, marca de cogumelos gourmet prestigiada e presente no mercado nacional há mais de 10 anos. Os quatro fundadores têm doutorado na área de medicina, engenharia e alimentos e são apaixonados pelo Reino Fungi tanto quanto pela medicina ancestral. Têm hábitos de vida saudável e pregam boas práticas de alimentação.
O Juba de Leão era um dos cogumelos produzidos pela Altavilla. O cogumelo era vendido em supermercados, incorporado na cesta de cogumelos comestíveis da Altavilla, mas uma parte era utilizada para extração e os frasquinhos serviam para abastecer os donos mais uma porção de familiares e amigos que ouviam falar da novidade. A notícia dos extratos foi se espalhando e em 2023 a iniciativa veio a receber um aporte de capital para que fosse melhor elaborada e se transformasse num empreendimento formal, independente da Altavilla. Hoje a Fungipharm tem administração própria e cultiva o cogumelo Juba de Leão separadamente da Altavilla. Inclusive, o cogumelo Juba de Leão encontrado em supermercados com etiqueta da Altavilla Cogumelos é produzido pela Fungipharm.
A Fungipharm começou vendendo Juba de Leão desidratado, em pó e na forma de extratos caseiros. Como todo bom empreendimento, do jeito que era possível, com dedicação e muito propósito. Com o passar do tempo, as técnicas foram se aperfeiçoando, o produto foi se tornando padronizado, as embalagens mais práticas e bonitas e a Fungipharm formou um site para oferecer seus produtos online para o mundo. Os extratos que a empresa fabrica são feitos com todo cuidado, dentro de rígido padrão de qualidade imposto pela nossa especialista, que possui nada menos que um doutorado na área de qualidade de alimentos pela EMBRAPA do Canadá.
A Fungipharm possui um processo 100% verticalizado, permitindo monitorar todas as etapas de produção e rastrear possíveis problemas. É uma das raras empresas da área de extração que domina a parte do agro e a parte de extração. Diga-se de passagem, ambas high tech. Nossas estufas de produção possuem sistema de aclimatação automatizado, garantindo produção contínua e padronizada do cogumelo o ano inteiro. O processo de extração é feito em equipamentos de última geração e conta com laboratório adjacente para análise microbiológica e físico-química de cada lote que é produzido. No último semestre a Fungipharm escala de produção capaz de atender tanto mercado interno quanto externo.
Festejamos cada cliente que bate à nossa porta já que isso prestigia o nosso empreendimento e reforça a nossa convicção de que as pessoas estão cada dia mais atentas, como nós, da importância de cuidarmos da alimentação e de experimentar novos alimentos do Reino Fungi como forma de complementar o leque de substâncias que entram no nosso corpo e ajudam a equilibrá-lo.
Existe bastante expectativa em relação a formulações desse cogumelo para tratamento de doenças do sistema nervoso central e muitos estudos sugerem que sim, os efeitos sentidos pelas pessoas que o consomem não são mero placebo. Contudo, nem o cogumelo nem seus preparados podem ser tratados como medicamento – são alimento a ser consumido como fonte de vitaminas, beta-glucanas e dos seus conhecidos terpenos.
É um nome que imaginamos traria um duplo sentido legal, com um trocadilho despretensioso entre “farm” (do inglês, fazenda) e pharma (do inglês, farmácia). Gostamos de nos enxergar como uma fazenda que promove saúde através dos fungos que produz em seus jardins.
Estudos relatam benefícios com o consumo de 2gr do cogumelo desidratado. Trata-se de um alimento que a pessoa vai consumir mais ou menos de acordo com seu gosto e com o benefício que ela tem a impressão de obter. Nossos frascos de extrato e de cogumelo em pó têm a mesma quantidade de cogumelo que o de nossos concorrentes, que é a quantidade que as pessoas costumam consumir em 1 mês. As embalagens de cogumelo desidratado são para uma receita – para atender uma pessoa ou a família toda 🙂
Na produção dos cogumelos não utilizamos fertilizantes nem agrotóxicos e na produção dos extratos não utilizamos conservantes. Para produção dos cogumelos nossa equipe é muito bem treinada e segue todos um protocolo de higiene que estabelecemos. A extração e o envase são feitos em um laboratório com certificação da ANVISA e do FDA (ANVISA americana). Nossos produtos são 100% naturais. Entretanto, ainda não possuímos a certificação de orgânico.
A sessão do Clube de Assinatura está sendo desenvolvida. Se você deseja receber algum de nossos produtos ou um combinado deles ao longo de 1 semestre ou do ano inteiro com bons descontos, entre em contato conosco pelo Whatsapp (ícone que fica flutuando à direita no site) que nós faremos a inclusão no nosso sistema provisório.Os descontos chegam a 40%.
Sim, costumamos distribuir cupons de desconto através do nosso Instagram e às vezes porWhatsapp ou email. Até Janeiro de 2025 estamos com uma promoção com descontos de 20% no valor final da compra para aqueles que nos indicarem novos clientes para nosso clube. Escreva-nos pelo formulário ou Whatsapp se quiser mais informações.
Preferimos elencar o que acreditamos ser nossos pontos fortes e deixar com você, consumidor, a tarefa de comparar nossos produtos com os de nossos concorrentes. Nossa produção é 100% verticalizada, facilitando a rastreabilidade. Temos controle sobre todas as fases do processo, do cultivo ao envase. A extração e envase é realizada em laboratório credenciado. Todos os lotes passam por análise microbiológica e quantitativa de maneira a garantir qualidade e padrão do produto. O cogumelo em pó e extratos são feitos a partir do corpo do cogumelo e não do seu micélio. Os prazos de entrega são curtos e o preço, dada a qualidade do produto, justo.
Existem diferentes métodos de extração de vegetais e de fungos. O chá camomila por exemplo, é um extrato obtido através da infusão do vegetal em água quente. Já o óleo de oliva é obtido através da prensa da azeitona e posterior separação da fase oleosa do sumo resultante. A tintura do Juba de Leão é obtida através de uma espécie de infusão do cogumelo em uma mistura de água e álcool que depois é evaporada para deixar a solução mais concentrada. Essa solução hidro-alcoólica carrega substâncias do Juba de Leão que são solúveis em água (como as beta-glucanas) e um pouco dos terpenos, que são substâncias oleosas. O nosso óleo do Juba é como o óleo de oliva, só contém a parte oleosa do Juba de Leão, que é riquíssima em terpenos.
Algum efeito adverso do consumo de um alimento ou preparado não pode ser chamado de efeito colateral. Pessoas podem ter intolerância ao consumo de cogumelo e apresentar reações no sistema gastrointestinal. Não se tem notícia de ninguém que tenha ido parar no hospital em decorrência do consumo do Juba de Leão nem de seus preparados, como por exemplo uma reação alérgica do tipo associado a frutos do mar. Se consumir o cogumelo e vier a sentir mal estar, pare de consumi-lo durante alguns dias e observe o seu corpo.
Estamos desenvolvendo uma sessão Fórum onde as pessoas vão poder relatar benefícios e inconvenientes do consumo do cogumelo, bem como dividir receitas, fazer sugestão de horários e quantidades para consumo de forma a tirar melhor proveito, compartilhar artigos e últimas notícias e muito mais. Costumamos publicar as últimas descobertas no nosso Instagram. Mas se quiser saber mais e tiver pressa, faça uma pesquisa na internet usand as seguintes palavras-chave: Hericium erinaceus, lion’s mane, neurotrophic, BDNF.